Skip to content
22 de novembro de 2014

3 livros sobre liderança para empreendedores

por Mariane Selli

empreendedor

Três obras recomendadas por Gilberto Guimarães, professor da BSP – Business School São Paulo, e publicados no portal Exame.com. Segundo Guimarães, mesmo com a agenda corrida, todos os pequenos empresários devem ler as indicações.

1. A Marca da Liderança, de Dave Ulrich e Norm Smallwood

Marca da liderança fala sobre a identidade de um líder em uma empresa, que é criada a partir de um conjunto de aspectos comuns a todos os líderes de sucesso, somados a um conjunto de características encontradas de forma individualizada em um líder específico, reunindo expectativas de clientes e empregados e o comportamento institucional.

Os diferenciadores da liderança são os elementos alinhados de forma única para atender aos clientes e aos investidores de uma empresa. São os pontos customizados que um líder deve desenvolver de acordo com particularidades que existem em sua organização.

2. Psicologia Para Administradores – a Teoria e As Técnicas da Liderança Situacional, de Paul Hersey e Kenneth Blanchard

O modelo situacional dos autores define liderança como o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo. O modelo mostra a necessidade de resiliência do líder, considerando que esta é a qualidade que permite a um líder modificar seu estilo e conseguir a melhor produtividade e a mais rápida evolução dos subordinados.

A escolha da forma de atuação e do estilo comportamental mais adequado depende da avaliação da maturidade profissional e psicológica do líder e dos liderados. Maturidade profissional corresponde à existência de competência técnica e de experiência, adquiridas e aplicadas na realização de um trabalho.

Compreende experiência em trabalhos anteriores idênticos, conhecimentos profissionais, qualidades necessárias e habilidades para a execução de determinada tarefa – simplificando, é o saber fazer. Maturidade psicológica é a vontade de assumir responsabilidades inerentes à execução de tarefas na busca por alcançar objetivos definidos. Simplificando: é o querer assumir e fazer.

3. Liderança Positiva, de Gilberto Guimarães

A liderança positiva surgiu como resposta às demandas das empresas modernas diante do desafio desses novos tempos. Ela veio para criar novas formas e alternativas para que líderes e gestores de pessoas possam fazer com que suas equipes possam atingir resultados com performances extraordinárias.

Uma liderança positiva procura enfatizar aquilo que valoriza indivíduos e organizações, aquilo que está dando certo, o que cria bem-estar, as boas experiências, as realizações extraordinárias e inspiradoras. Para conseguir implantar os novos conceitos tem que ir além da mudança de comportamentos e atitudes. É preciso questionar crenças e valores. Tem que ter a coragem de acreditar que se pode ir além, confiar na capacidade das pessoas, nas possibilidades do virtuosismo e da excelência acima do limite.

14 de novembro de 2014

Advoc 6 – Fique atento à maneira correta de realizar backups

por Mariane Selli

Backup-Advoc

Sempre que um novo cliente adquire o Advoc, nosso departamento de suporte técnico enfatiza a importância de realizar backups (cópias de segurança) regulares, hábito essencial para garantir a segurança dos dados cadastrados no sistema caso ocorra algum problema com a máquina na qual eles estão gravados.

O Advoc, software para controle e gerenciamento de processos, conta com recurso próprio para a geração de cópias de segurança.

Veja como é simples e rápido realizar o procedimento:

1. Entre no Advoc e clique em Processo > Preferências.

2. Na lista de opções, selecione Opções Avançadas > Banco de Dados.

3. Clique em Fazer Cópia de Segurança e indique o local em que ela será gravada. É recomendável armazenar mais de uma cópia, feitas em diferentes dias (por exemplo, uma para cada dia da semana).

4. Armazene suas cópias em lugar seguro.

Lembre-se: essa é a maneira correta e segura de fazer backups do Advoc. Quaisquer outras formas, como a simples cópia da pasta onde o programa está instalado, não garantem a integridade das informações cadastradas e podem acarretar na perda total dos dados.

Tenha o hábito de realizar os backups e garanta esta segurança.

11 de novembro de 2014

Estande da Exotics recebe a visita de advogados no Congrejur

por Mariane Selli

Congrejur

Em mais uma edição do Congrejur, Congresso e Feira de Gestão Jurídica, a Exotics apresentou seus sistemas aos participantes do evento e sorteou 12 meses de acesso cortesia ao Memorial Web e ao Memorial Previdenciário Web.

Realizado na última sexta-feira, 7 de novembro, o Congrejur reuniu cerca de 200 pessoas no Hotel Laghetto Viverone Moinhos.

Confira mais fotos do evento na página da Exotics no Facebook. Nosso parabéns à equipe da GW Eventos pelas mudanças no local e período da Feira, pela organização do Congresso e, claro, nosso agradecimento por mais essa parceria.

6 de novembro de 2014

Exotics ministra aula sobre Gestão da Informação com Software em curso da PUC-RS

por Mariane Selli

CursoPUC

No dia 14 de novembro, sexta-feira, a Exotics Informática falará sobre Gestão da Informação com Software no curso de Administração Estratégica para Escritórios de Advocacia, promovido pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUC-RS.

Dividido em cinco módulos – Gestão de Pessoas, Gestão de Informação, Gestão de Marketing, Gestão Contábil e Gestão Financeira -, o curso ocorre entre os dias 10 e 14 de novembro, no prédio 50 da PUC-RS, das 18h45 às 22h.

Os desenvolvedores dos sistemas da Exotics, Leandro Prusch e Guilherme Bradasch, apresentarão os conceitos da gestão da informação, os métodos empregados para aliar a tecnologia à rotina de trabalho e cases de escritórios que expandiram seus negócios com o suporte de softwares.

O curso de Administração Estratégica para Escritórios de Advocacia é aberto a estudantes, graduados ou profissionais envolvidos na área da advocacia e de serviços jurídicos. O objetivo é preparar o aluno para administrar sua empresa.

Mais informações sobre os tópicos a serem abordados, investimento e inscrições estão disponíveis aqui.

30 de outubro de 2014

Exotics participa do IX Congrejur

por Mariane Selli

Congrejur

Na próxima semana, a Exotics Informática participa da 9ª edição do Congresso e Feira de Gestão Jurídica. O evento ocorre no Hotel Laghetto Viverone Moinhos nos dias 7 e 8 de novembro.

Na sexta-feira, dia 7, das 8h30min às 18h, consultoras de vendas da Exotics apresentarão aos congressistas os sistemas desenvolvidos pela empresa para qualificar a gestão e otimizar o trabalho do advogado.

O Congrejur é o mais importante evento voltado à gestão de escritórios jurídicos no Estado, reunindo palestras de atualização sobre as tendências de mercado e estratégias de administração para o setor.

Aguardamos sua visita!

22 de outubro de 2014

7 Atitudes que bloqueiam sua criatividade

por Mariane Selli

criatividade_630

Nosso cérebro é capaz de produzir ideias até mesmo quando estamos dormindo. A complexidade das coisas que podemos fazer é infinita de modo que todos os dias pode-se aprender e criar algo novo. Embora a capacidade de inovar seja grande, a maneira com que cada um se comporta pode ajudar ou dificultar o seu processo criativo.

O comportamento é uma chave importante para as pessoas e quando se trata de criatividade esta característica é fundamental. Vale lembrar que o comportamento é algo natural, mas que pode ser moldado a favor de necessidades específicas. Sendo assim, uma pessoa que deseja ser criativa deve prestar atenção em todas as suas ações para não se prejudicar.

Conheça as atitudes que mais podem bloquear a criatividade:

Medo

O medo é um grande vilão da criatividade. Medo do novo, medo de receber críticas, medo de tentar: não importa qual seja o medo, ele irá te bloquear. A melhor dica para se esquivar dele é trabalhar duro. Dê o melhor de si sempre e se algo der errado lembre-se que o melhor foi feito e que se o resultado não foi o esperado o seu desempenho não é o erro.

Objetividade

A objetividade pode ser favorável em diversas áreas e momentos, mas quando se trata de criatividade ela pode ser um forte empecilho. Quando se corta caminhos para chegar rapidamente a uma solução ou linha de raciocínio, automaticamente as possibilidades se limitam e soluções originais e criativas tendem a ser trocadas naturalmente por opções mais simples.

Passividade

A dedicação e a vontade são fatores cruciais para o processo criativo, por isso, sentar e esperar não é a postura correta para um profissional. Participe, se envolva, faça a diferença e expulse qualquer resquício de passividade. Uma pessoa passiva tende a ser um ótimo ouvinte, mas para criar e inovar é preciso fazer mais, ouvir é importante, mas a criação surge de ideias e ideias só têm valor quando são expostas.

Resistência a mudanças

Faz parte do processo criativo mudar constantemente de ideias, experimentar novas perspectivas e enxergar além, mas para isso é preciso não temer as mudanças. Rotinas não combinam com inovação, por isso, o novo deve ser algo desafiador e não um motivo para se proteger. Confie no seu potencial e na sua capacidade.

Falta de perseverança

Ao construir novos conceitos é preciso entender que nem tudo será tão fácil e rápido. Normalmente o processo criativo exige pesquisas, planejamento, planos de ação e muita paciência. A perseverança pode ser a sua maior aliada, saber esperar o momento certo para agir, questionar e cobrar pode definir o sucesso de seus ideais. Persevere!

Excesso de métodos

Métodos são úteis para diversas atividades e procedimentos, mas pode ser perigoso quando se perde a medida. Uma pessoa metódica normalmente não enxerga novas possibilidades e perde assim a capacidade de fazer diferente. Seja metódico, mas na hora de exercer a sua criatividade esqueça os padrões e aja com naturalidade.

Falta de humildade

Uma das experiências que mais proporcionam possibilidades de aprendizado é o contato humano, mas para isso é preciso de humildade. No mundo organizacional, cada pessoa, cada área e setor faz parte de um todo e os resultados positivos e negativos afetam a todos, de cima a baixo. Esteja aberto a novas conexões, converse, interaja, absorva tudo de bom que as pessoas possam oferecer e deixe sua capacidade de criar mais aguçada.


Fonte: 7 Atitudes que bloqueiam sua criatividade | Portal Carreira & Sucesso 

13 de outubro de 2014

Ministro do STF reconhece direito à desaposentação

por Mariane Selli

Desaposentação.

Apesar do voto favorável à troca de aposentadoria dado pelo relator do processo, o julgamento de quinta-feira foi suspenso por falta de quórum.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso decidiu a favor da chamada desaposentação – ou troca de aposentadoria –, que permite aos segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social renunciar ao benefício para voltar a contribuir e obter outro mais vantajoso.

O julgamento foi suspenso por falta de quórum dos ministros e, pela relevância do assunto, os votantes preferem estar todos reunidos para a conclusão da sentença.

Com repercussão geral, a decisão tem poder de impactar cerca de 70 mil ações em várias esferas da Justiça, e impõe uma derrota importante à Previdência Social, que se opõe ao novo benefício. O relator do processo, Luis Roberto Barroso, considerou em seu voto que proibir a desaposentação é incompatível com a Constituição.

“A desaposentação é possível porque ela não está vedada em lei. A lei não tratou dessa matéria. Considero inaceitável impor-se uma contribuição sem o contribuinte ter qualquer tipo de beneficio em troca dessa contribuição”, defendeu o ministro.

Barroso mostrou-se favorável, também, ao entendimento do STJ de que o segurado não precisa devolver os benefícios já recebidos para pleitear uma nova aposentadoria. Segundo ele, essa obrigação equivale a “dar com uma mão e tirar com a outra”.

Ele determinou que o pedido de revisão deverá considerar o tempo e o valor de contribuição de todo o período, englobando a fase anterior e posterior à primeira aposentadoria. Mas a idade do contribuinte e a expectativa de vida serão contadas conforme o primeiro benefício, a menos que o aposentado decida devolver o valor que já recebeu.

Se os demais ministros acompanharem o voto do relator, a desaposentação deve começar a valer em 180 dias, prazo para que o Congresso aprove uma lei para disciplinar a questão.

 

9 de outubro de 2014

STF julgará hoje a desaposentação

por Mariane Selli

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou oficialmente ontem, 8 de outubro, o julgamento da desaposentação – ou troca de aposentadoria –, que irá decidir se os segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social têm direito a pleitear um benefício mais vantajosoA sessão deve ser retomada na tarde desta quinta-feira.

70 mil ações de desaposentação que correm em diversas instâncias do País aguardam a decisão do Supremo, segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

O STF vai decidir se a aposentadoria proporcional pode ser convertida em integral, pela renúncia ao primeiro benefício e o recálculo das contribuições recolhidas após a aposentadoria.

Neste recurso, o INSS questiona uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reconheceu a um segurado o direito de renunciar à aposentadoria para conseguir um benefício mais vantajoso, sem precisar devolver os valores já recebidos.

Segundo o especialista em direito previdenciário pela Escola Paulista de Direito (EPD), Sérgio Henrique Salvador, uma decisão favorável aos segurados vai auxiliar todas as pessoas que entrarem na Justiça para pedir a troca do benefício.

A União se manifestou contra a concessão do novo benefício, alegando junto ao INSS que a sentença pode criar um impacto de R$ 70 bilhões aos cofres da previdência.

2 de outubro de 2014

O fracasso visto por ícones da história mundial

por Mariane Selli

O Portal Exame.com reuniu frases ditas por 20 pessoas de destaque e que fizeram a diferença para o mundo sobre o significado das derrotas. A relação vai de Aristóteles a Marilyn Monroe, mas a gente selecionou quatro para dividir com vocês.

A lista completa está aqui.

Gandhi

Edison

Franklin

Churchill

 

22 de setembro de 2014

Parabéns, contadores!

por Mariane Selli

Dia do Contador